Search This Blog

Wednesday, March 11, 2020

Posted: 10 Mar 2020 07:33 PM PDT

Policia militar perdeu porte de armas e enfrenta ameaças

Deputado federal Otoni de Paula e o PM Gabriel Monteiro Foto: Reprodução


O deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) voltou a manifestar apoio ao policial militar Gabriel Monteiro, que teve o porte de arma cassado e ainda enfrenta um processo disciplinar na corporação que pode resultar na sua expulsão.
Em seu Instagram, Otoni publicou uma foto ao lado do soldado e afirmou que os dois estavam indo para Brasília.
– Pra quem duvidava que eu o levaria pra Brasília, já estamos no aeroporto. Meu compromisso é com a verdade, seja de que lado ela estiver – escreveu o político.

Na última semana, quando Gabriel Monteiro perdeu o porte de armas, Otoni de Paula (PSC-RJ) usou o Plenário da Câmara Federal para fazer um forte discurso em defesa do youtuber. Na ocasião, o parlamentar fez enfáticas cobranças ao governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, para que ele se posicionasse diante da situação de Gabriel.
– Governador, a cúpula da Polícia Militar desarmou um policial honesto. Diga um ato de desonestidade desse rapaz? Senhor governador, esse policial está debaixo de ameaças. Por que ousou se levantar para questionar a atitude de um coronel da Polícia Militar – declarou.
Otoni também afirmou que, caso algo de grave aconteça com o soldado, o governador Witzel poderá ser considerado o responsável por não ter agido, como alto comandante das forças de segurança do Rio de Janeiro, para evitar que Gabriel fosse desarmado.

– [Governador] se algo acontecer com Gabriel Monteiro, o sangue dele estará em vossas mãos. Se algo acontecer com o jovem policial Gabriel Monteiro, a sociedade fluminense, que respeita Gabriel e sabe da seriedade dele, cobrará de vossa excelência. Não se esquive governador. Estamos aguardando a sua decisão, estamos aguardando a sua providência – completou.

Posted: 10 Mar 2020 07:27 PM PDT

Nota foi lida pelo apresentador William Bonner durante o Jornal Nacional


Nesta terça-feira (10), a Rede Globo pediu desculpas à família do menino de 9 anos que foi morto pelo transexual Suzi Oliveira. O texto foi lido pelo apresentador William Bonner durante o Jornal Nacional.
Antes, a emissora exibiu o vídeo em que o médico Drauzio Varella se desculpou com a família após a reportagem exibida no Fantástico no dia 1º de março. Na ocasião, ele havia entrevistado dado um abraço em Suzi. Após a matéria, foi descoberto que o transexual havia estuprado e assassinado uma criança.

Depois de exibir o vídeo de Drauzio, Bonner leu a nota da emissora. Ele disse que tanto o Fantástico quando a Globo pediam desculpas à família da vítima e que só depois da exibição do quadro é que a equipe do programa “tomou conhecimento da gravidade do crime”.

Suzi foi preso por estuprar e matar uma criança Foto; Reprodução

Posted: 10 Mar 2020 07:19 PM PDT



Em visita oficial aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro foi homenageado pelo artista plástico brasileiro, Romero Britto. O quadro com o retrato do presidente foi entregue nesse domingo (8), em Miami, no estúdio do artista.
A inspiração do pintor foi a foto oficial do presidente da República, tirada logo após assumir o cargo. Com a homenagem, Bolsonaro entra na lista de personalidades brasileiras e internacionais retratadas pelo pernambucano, como George W. Bush e o casal Barack e Michelle Obama. “É uma grande oportunidade para mim encontrar com pessoas que me dão inspiração, que estão fazendo coisas legais para o mundo, que estão fazendo diferença”, afirmou Romero Britto. 
Em setembro do ano passado, o artista recebeu o título de Embaixador do Turismo brasileiro. Os embaixadores cedem sua imagem voluntariamente para o Brasil e ajudam o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) na divulgação de campanhas para atrair turistas estrangeiros. 
Residente em Miami, Romero Britto agradeceu por ter sido selecionado. “Para mim é uma grande alegria ser Embaixador do Brasil pela Embratur. O que tento fazer é falar do Brasil, minhas experiências e as maravilhas do Brasil” , disse o artista.

Reconhecido internacionalmente pelo uso de padrões vibrantes, ousados ​​e coloridos, o trabalho de Britto já foi exibido em galerias e museus de mais de 100 países. O artista já expôs suas criações no Carrousel du Louvre, na capital francesa; no Museo Soumaya, no México; criou instalações de arte pública a Dome em Berlim; Aeroporto John F. Kennedy de Nova York; Cirque Du Soleil; Super Bowl; e Hyde Park, em Londres. 
Fonte: Agência Brasil

Posted: 10 Mar 2020 06:59 PM PDT

Equipe da Globo avalia culpar alguém pela repercussão negativa da reportagem de Suzy.
10/03/2020 

Na tarde desta terça-feira (10), o Doutor Drauzio Varella pediu desculpas à família do menino que foi vítima da transexual Suzy. “Ser médico orienta meu olhar em todas as situações”, disse ao explicar que não participou da matéria veiculada pelo Fantástico como “juiz”.
A relevante informação era de conhecimento da Globo, que não informou em nenhum momento da série o motivo de Suzy estar presa. Toda gravação ou entrevista com detentos necessita de autorização prévia da Justiça.
Segundo Keila Jimenez do R7, após a repercussão do caso, o caso gerou uma crise interna gigante dentro da emissora. De um lado, todos querem um “culpado” para demitir e justificar a culpa. A produção e a direção do programa enfrentaram reuniões e mais reuniões desde então e sabem que alguém vai pagar o preço.

Internamente há uma divisão de opiniões. Há quem acredite que mesmo que não tenha existido a intenção de manipular, a edição da série das trans induziu o público a se comover e sentir compaixão. Faltou precisão e seriedade jornalística. Porém, do outro, há os que acreditam que se “contassem” o crime cometido, o objetivo da série não seria atingido.
No entanto, Drauzio está abalado com toda história, ele fechou os comentários no seu Instagram, parou de responder seguidores e se recolheu.

Segundo o noticiado na coluna, com a repercussão negativa, pessoas próximas afirmam que Drauzio avalia a possibilidade de se retirar de vez da televisão e evitar as polêmicas.
Fonte: R7

Posted: 10 Mar 2020 05:15 PM PDT


Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral negaram recurso que buscava cancelar o registro do PT, MDB, PP, PROS, PRB, PC do B, PDT, PR e PSD.
A ação, apresentada pelo desembargador Laercio Laurelli e pelos advogados Modesto Souza Barros Carvalhosa e Luis Carlos Crema, baseou-se nas investigações da Lava Jato.
Eles argumentaram que as legendas receberam dinheiro do exterior ou desviado de estatais, usado para abastecer campanhas eleitorais com caixa dois ou comprar votos no Congresso.
E relação ao PT, apontava até a utilização de organizações paramilitares.
Em 2018, o ministro Napoleão Nunes Maia já havia negado o pedido. Argumentou, na época, não haver provas de que a conduta dos caciques dos partidos “tenham sido fruto de uma decisão política das agremiações por eles representadas, com vistas a assumir ou manterem-se no poder”.

Os advogados recorreram e, na sessão de hoje, Og Fernandes, que herdou o processo, seguiu o mesmo entendimento.
“Eventuais desvios de conduta de dirigentes partidários na elaboração de esquemas criminosos direcionados à captação de recursos para as campanhas eleitorais não podem ‘ipso facto’ serem atribuídos aos partidos políticos por ele representados para justificar severa sanção de cancelamento de registro das agremiações.”

Os demais ministros sequer se manifestaram, apenas sinalizaram concordância.

Posted: 10 Mar 2020 04:37 PM PDT



Associar a cédula tradicional, de papel, à urna eletrônica é necessário justamente para evitar declarações como as de Jair Bolsonaro sobre o primeiro turno da eleição presidencial ter sido extensivamente fraudado.

Com a possibilidade de haver dupla verificação, eventuais fraudes seriam ainda mais difíceis e não haveria espaço para afirmações desse tipo.

Sem essa possibilidade, é maior a chance de fraudar a convivência democrática.

Posted: 10 Mar 2020 04:32 PM PDT

Fotomontagem: Miriam Leitão, Rodrigo Maia e Jair Bolsonaro
O presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, recentemente concedeu uma entrevista a jornalista do grupo Globo, Miriam Leitão, falando sobre o atual momento político brasileiro, a relação entre Executivo e Parlamento entre outros.
Miriam questionou Maia sobre um possível impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro, e se ele levaria o processo adiante caso chegasse em suas mãos.
O presidente da Câmara respondeu com clareza.

“Esse crime não existe”, afirmou Maia.
A jornalista insinuou um possível crime de responsabilidade por parte do presidente.
A resposta causou uma nítida insatisfação na jornalista, que não conseguiu disfarçar a sua expressão facial, digna dos tradicionais ‘memes’ encontrados nas redes sociais.
Confira:

Expressão facial de Miriam Leitão

Maia afirmou que não trata de hipóteses e acredita não ser saudável ficar inventando mais problemas do que o país já tem. Entretanto, Maia não poupou o presidente de críticas quando indagado sobre a possível quebra de decoro por parte de Bolsonaro.
“Eu acho que conflita. Ataca demais a imprensa e o Congresso. [...] Acho que ele está indo além do que deveria”, disse o presidente da Câmara.


Posted: 10 Mar 2020 02:52 PM PDT

Lula tentou “pregar” em encontro com secretário-geral.

Lula no Conselho Mundial de Igrejas. (Foto: Ricardo Stuckert / Reprodução / Facebook)
O ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou na sexta-feira (6) o Conselho Mundial de Igrejas (World Council of Churches), em mais uma tentativa desastrosa de se reaproximar do segmento evangélico.

No site do petista a visita é justificada como um debate sobre o enfrentamento à desigualdade no mundo e informa que ele foi recebido pelo secretário-geral do Conselho, Olav Fylkse Tveit, que é luterano da Noruega.
A sede do World Council of Churches fica em Genebra, Suíça, sendo que a organização seria a maior no sentido ecumênico, reunindo 340 denominações de 120 países do mundo.
“Vim trazer um testemunho. O de que é possível resolver o problema dos pobres no mundo. Não é teoria. Enfrentar ou não a fome é uma decisão política”, teria dito Lula.

Curiosamente, a medida que tenta que o Partido dos Trabalhadores se infiltrem nas igrejas evangélicas para promover suas ideologias, Lula afirmou que é “contra as igrejas serem partidarizadas”.
“Acho que na hora da eleição os pastores votam com a consciência deles. Mas na pregação eles tem que defender os mais pobres. Os esquecidos. Os marginalizados. Essa é a causa de Jesus Cristo”, avaliou.
Lula foi condenado no âmbito da Operação Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro, mas acabou sendo liberado da cadeia após manobra do Supremo Tribunal Federal (STF).

A tentativa de sedução do eleitorado evangélico é ideia do próprio líder do PT, que não se convence de ter perdido espaço no segmento. Quando deixou a cadeia Lula orientou o partido a formar núcleos e tentar formas de reaproximação.

Posted: 10 Mar 2020 02:35 PM PDT



Fotomontagem: Jair Bolsonaro e a presidente do TSE, Rosa Weber


O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta segunda-feira, 09, em frente a uma plateia de apoiadores e jornalistas nos Estados Unidos (EUA), acreditar que houve fraude nas eleições de 2018.
O presidente já havia apontado suspeitas de fraude em 2018, entretanto, agora afirmou ter provas.
“Eu acredito que, pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu tinha sido, eu fui eleito no primeiro turno, mas no meu entender teve fraude. E nós temos não apenas palavra, nós temos comprovado, brevemente eu quero mostrar”, falou o Bolsonaro.
Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criticaram o pronunciamento do presidente.
Logo após a declaração de Bolsonaro, integrantes da Corte salientaram que não receberam nenhuma comunicação oficial do Planalto sobre eventuais irregularidades descobertas das eleições.

Agora, cobram uma reação institucional forte para rebater o chefe do executivo.
Segundo informação, existe a expectativa de que uma resposta ao presidente possa ocorrer nesta terça-feira, 10, em uma sessão do TSE que será a noite.
Os Ministros do TSE dizem que a declaração é de tamanha gravidade que não pode ser ignorada, e a presidente do Tribunal, Rosa Weber, divulgou uma nota para sobre o caso:
"Ante a recente notícia, replicada em diversas mídias e plataformas digitais, quanto a suspeitas sobre a lisura das eleições 2018, em particular o resultado da votação no 1º turno, o Tribunal Superior Eleitoral reafirma a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização.

Naturalmente, existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE agirá com presteza e transparência para investigar o fato. Mas cabe reiterar: o sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e confiabilidade. Embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao Tribunal zelar por sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências.
Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil e o TSE garantirá que continue a ser assim."
Veja o vídeo da declaração do presidente Jair Bolsonaro:


Posted: 10 Mar 2020 01:52 PM PDT

“A imprensa deve ser tão livre quanto autêntica”, disse Mourão em um breve discurso de cinco minutos.

Hamilton Mourao participa de lancamento da CNN Brasil
Imagem: Reprodução/YouTube
O presidente da República em Exercício, Hamilton Mourão, participou, nesta segunda-feira (9), do lançamento da emissora CNN Brasil, em São Paulo
Ao discursar, Mourão disse que o governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, “saúda a chegada de um grande grupo internacional de comunicação”.
Em mensagem no Twitter, o general disse que a “nossa democracia merece uma imprensa à sua altura, tão livre quanto autêntica e fiel a si mesma, sem se cristalizar em visões fragmentadas de mundo”. 
Mourão ainda compartilhou um vídeo no YouTube com a íntegra do seu discurso na festa de lançamento da CNN Brasil. Confira abaixo:
Posted: 10 Mar 2020 01:47 PM PDT

Única antena capaz de 'conversar' com a sonda será desativada por 11 meses para manutenção. Ainda conseguiremos escutar as transmissões da Voyager 2, mas não será possível enviar comandos a ela

A sonda espacial Voyager 2, lançada em 1977 e que atualmente está viajando pelo espaço interestelar, está prestes a perder contato com a Terra. E desta vez o motivo não é uma falha nos sistemas: a Deep Space Station 43 (DSS-43), única antena no planeta capaz de “conversar” com a espaçonave, será desativada em breve para manutenção.

Localizada em Canberra, na Austrália, a antena tem altura equivalente a um prédio de 20 andares e está em operação há quase 50 anos. A manutenção está programada para durar 11 meses, até o final de janeiro de 2021. Quando concluída, os novos equipamentos nos ajudarão não só a manter contato com a Voyager 2, como também em missões a Marte.

Reprodução
Antena DSS-43 (Deep Space Station 43) em Canberra, na Austrália
Durante este período a Voyager estará “sozinha”, operando em um modo autônomo e confiando apenas em seus sistemas internos. "Colocamos a sonda em um estado em que tudo ficará bem, supondo que tudo corra normalmente durante o tempo em que a antena estiver inoperante", explica a gerente de projeto da Voyager Suzanne Dodd, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA.
O silêncio não será total. Outras antenas no Canberra Deep Space Communication Complex (CDSCC), onde a DSS-43 está localizada, serão configuradas para receber as transmissões da Voyager 2, que regularmente nos envia dados sobre sua velocidade e condições do espaço ao seu redor. Entretanto, elas não são capazes de enviar comandos à sonda.

Atualmente a Voyager 2 está a mais de 18 bilhões de quilômetros de nós. Se mantiver o curso e velocidade atual, em 42 mil anos ela passará a 1,7 anos-luz da estrela Ross 248, também conhecida como Gliese 905.
Fonte: Science Alert
Posted: 10 Mar 2020 01:29 PM PDT
João Pedro Stédile, o chefão do MST (Movimento Sem-Terra), está no gabinete da deputada Maria do Rosário (PT-RS) na tarde desta terça-feira (10).
Ontem, segunda-feira (9), integrantes do movimento invadiram o Ministério da Agricultura.
Paredes, chão e elevador do térreo foram pichados e embalagens de agrotóxicos e tinta vermelha foram jogadas no saguão do órgão.
A assessoria do Ministério informou que aguarda um relatório do setor responsável para avaliar os eventuais prejuízos e disse lamentar que o MST “continue a apelar para o vandalismo, em vez de apresentar com civilidade democrática suas reivindicações.”
“O governo federal não aceitará esse tipo de conduta e não permitirá que sejam impostos prejuízos ao patrimônio público, bem de todos”, diz a Pasta chefiada por Tereza Cristina.
Posted: 10 Mar 2020 12:57 PM PDT
 Eduardo Paes durante debate, em 2018 - Jose Lucena/Folhapress
Eduardo Paes durante debate, em 2018 Imagem: Jose Lucena/Folhapress
Apesar de negar publicamente sua pré-candidatura, Eduardo Paes (DEM) se articula para compor a chapa que deve concorrer em outubro à Prefeitura do Rio de Janeiro. Em conversa com interlocutores, o ex-prefeito admite o desejo de ter um vice evangélico. A estratégia mira atrair simpatizantes do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), pré-candidato à reeleição.
Entre os cotados para compor a chapa, está o deputado estadual do Rio Samuel Malafaia (DEM), irmão do pastor Silas Malafaia que lidera a Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Em dezembro, Paes e Samuel se encontraram e, entre outros assuntos, falaram sobre a eleição. Eles não chegaram, contudo, a selar a parceria.

Cabral admite compra de votos para Rio sediar Olimpíada por US$ 2 milhões

Paes já sabe que dificilmente a escolha de Samuel significaria um apoio direto de Silas. Aliado também cobiçado por Crivella, o pastor não deve pedir votos para nenhum candidato no primeiro turno.
Neste cenário, ganha força o nome de outro integrante da ala evangélica do DEM na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro): o atual líder da bancada do partido, Fábio Silva. Ele é dono da Rádio Melodia e aliado do deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), um dos líderes da bancada evangélica da Câmara.
Paes tem dado sinais de aproximação com evangélicos até mesmo em suas redes sociais ao compartilhar trechos da Bíblia em legendas de fotos de sua visita a Israel em janeiro.
Entretanto, também há no partido a pressão por uma chapa que não seja puro sangue (formada somente por políticos do DEM). Nesse cenário, o ex-presidente do BNDES Paulo Rabello de Castro (PSC) é cotado por Paes.
O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), pretende lançar Rabello candidato à prefeitura pelo PSC. Por isso, caso queira concorrer ao lado de Paes, Rabello de Castro precisaria trocar de legenda e abrir mão do apoio de Witzel.
Ao UOL, Eduardo Paes disse simpatizar com os nomes citados, mas afirmou que não há conversas específicas sobre a composição de uma chapa. Sobre a eventual candidatura com um vice evangélico, o prefeito limitou-se a questionar: "Por que não?".

Vice evangélico seria bom e natural, diz aliado de Paes

Um dos principais aliados de Paes, o deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ) fala da candidatura do ex-prefeito como certa e deixa escapar a vontade de vê-lo acompanhado por um evangélico.
"O Eduardo [Paes] sempre foi um sujeito favorável à diversidade, seria tão bom quanto natural vê-lo ao lado de um vice evangélico. Ele sempre frequentou igrejas católicas, templos evangélicos, terreiros. O Rio é uma cidade sincrética, as possibilidades estão sendo estudadas", afirmou.
Pedro Paulo, que foi o candidato de Paes em 2016, minimizou a popularidade de Crivella junto ao voto evangélico. "Até os pastores têm temido a presença dele em atos", alfinetou.
Pesquisa Datafolha de dezembro mostra que 56% dos evangélicos avaliaram sua gestão como ruim ou péssima. Entre os neopentecostais (conjunto de igrejas que inclui a Universal), a avaliação negativa é de 49%.
Na simulação feita pelo Datafolha com o maior número de candidatos, Paes liderava no último mês de 2019 as intenções de votos com 22%, empatado tecnicamente com Marcelo Freixo (PSOL), com 18%. Crivella registrou 8% das intenções.
Posted: 10 Mar 2020 12:53 PM PDT
Preparado para declarar seu Imposto de Renda (IR) 2020? Entre os meses de março e abril, poucos escapam: é preciso encarar o tributo mais abrangente e temido pela população brasileira.
E se você fez determinados investimentos no ano passado, seus rendimentos também serão tributados. Para ajudá-lo na declaração, reunimos neste artigo algumas das melhores dicas sobre o assunto.
Bem, enfrentar o Leão – animal escolhido na década de 70 como mascote do IR – não é tarefa das mais prazerosas. Mas, todos os cidadãos com rendimentos acima de um valor determinado precisam prestar contas à Receita Federal anualmente.
A solução é estar bem informado para declarar suas despesas, evitar multas ou quaisquer problemas com as autoridades.
Abaixo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre o tributo, inclusive sobre a sua relação com investimentos.

O que é Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas e de empresas. Seu valor é pago de acordo com os rendimentos declarados, de forma que os cidadãos com renda maior pagam mais impostos, enquanto aqueles com renda menor pagam menos.
Na prática, então, podemos classificar o IR como um valor anual descontado sobre os rendimentos dos trabalhadores e das empresas no Brasil. Na lista de rendimentos tributáveis, entram ganhos como salários, aluguéis, prêmios de loteria e investimentos.
Como o IR é uma tributação aplicada para cidadãos e companhias, ele se divide em duas categorias: o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). A seguir, vamos compartilhar alguns detalhes sobre cada um deles.

Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

O Imposto de Renda Pessoa Física incide sobre a renda e os proventos de contribuintes residentes no país ou no exterior e que recebem de fontes no Brasil.
As alíquotas variam conforme a renda, de forma que são isentos de cobrança os contribuintes que ganham abaixo do limite estabelecido para a apresentação obrigatória da declaração anual.

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica é destinado a empresas brasileiras. Nesse caso, a alíquota aplicada incide sobre o lucro, que pode ser real, presumido ou arbitrado, dependendo da atividade desenvolvida e do porte do negócio.
Conforme a Receita Federal, são contribuintes e, portanto, estão sujeitos ao pagamento do IRPJ, as pessoas jurídicas e as pessoas físicas a elas equiparadas, domiciliadas no país.
Desde 1996, a alíquota do IRPJ é de 15% sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20.000,00 por mês.

Como funciona o Imposto de Renda?

o-que-e-imposto-de-renda
O Imposto de Renda é mensalmente retido no salário ou pago com base em outros rendimentos dos brasileiros. Há ainda uma declaração obrigatória anual, uma forma de a Receita Federal verificar se o cidadão está pagando mais ou menos impostos do que deveria.
Em 2020, por exemplo, você descreve os ganhos e gastos que obteve em 2019. Quando a Receita detecta que o contribuinte pagou menos impostos do que o estipulado, ele precisa compensar.
O valor é informado assim que a declaração é preenchida. O pagamento pode ser feito por boleto bancário ou débito automático. Em resumo, é por isso que você faz a declaração informando os dados do ano anterior.
De forma simplificada, o que o contribuinte precisa fazer é declarar tudo o que ganhou no ano que passou, desde salários, aposentadoria, rendimentos de aluguel ou investimentos (mais adiante, listamos todos os ganhos que precisam entrar na declaração).
Depois, é possível listar algumas despesas feitas no mesmo período, que podem ser abatidas na declaração e, consequentemente, reduzir o valor dos impostos pagos – são as chamadas “deduções do IR”.
Entre os gastos que o contribuinte pode deduzir do IR, é possível citar, por exemplo, aqueles com:
    • Despesas médicas (sem limites)
    • Filhos ou pais (dependentes, no valor máximo de R$ 2.275,08 por dependente)
    • Educação (escola e faculdade, no valor máximo de R$ 3.561,50 por dependente)
    • Contribuição à Previdência Social (sem limites)
    • Contribuição à Previdência Privada (que correspondam a até 12% da renda tributável).
É válido reforçar que todos os valores que você colocar na declaração precisam ser exatamente iguais aos informados nos comprovantes de rendimentos e de pagamentos.
A maioria das empresas envia esses informes através de cartas, e-mails ou os disponibiliza em seus sites.
Quer saber como funciona a dedução do Imposto de Renda em Previdência?

Sonegar Imposto de Renda é crime

Como você já deve saber, tentar enganar a Receita Federal para pagar menos impostos é um crime, conhecido como sonegação.

No comments:

Post a Comment